Notícia - Quanto de proteína tem um ovo?
15/07/2024
Quanto de proteína tem um ovo?
A proteína é um dos principais macronutrientes para o bom funcionamento do organismo. Além de ter um papel importante no desenvolvimento de células, ela atua na construção e na manutenção de todos os órgãos e tecidos do corpo.
Para atingir as quantidades adequadas de aminoácidos por dia, é importante incluir pelo menos uma fonte do macronutriente em todas as refeições.
A boa notícia é que existe uma variedade enorme de alimentos ricos em proteínas, por exemplo, carne, frango, soja, salmão, tofu e leite de vaca.
Além disso, o ovo também fornece o macronutriente e trata-se de um produto mais acessível e versátil. Por isso, saiba quanto de proteína tem um ovo, quanto comer por dia e como incluir na dieta.
Acima de tudo, vale entender que cada indivíduo precisa consumir uma quantidade de proteínas diariamente para garantir o aporte nutricional correto. Esse número varia, sobretudo, conforme o peso. A RDA (Recommended Dietary Allowances) indica o consumo de 0,8g de proteína por quilograma. Ou seja, se um indivíduo pesa 60 kg, ele precisa ingerir 48g de proteína por dia.
Outra questão importante é que essa quantia deve ser fracionada entre as refeições, para que o corpo absorva o nutriente ao longo das horas. Além disso, recomenda-se variar as fontes de proteína, isto é, buscar consumir diferentes alimentos. Tal prática ajuda na absorção de fibras, gorduras e vitaminas, uma vez que há uma diversificação nutricional maior.
Quanto de proteína tem um ovo?
Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.
Entretanto, é importante estar atento à quantidade diária. Gracyanne Barbosa, influenciadora fitness, contou que come 40 ovos por dia em sua dieta. Atletas de alto rendimento costumam precisar de maiores quantidades de proteína e, por isso, devem apostar em um volume maior de alimentos desse tipo. Entretanto, o acompanhamento nutricional é fundamental para garantir saúde e equilíbrio.
No caso das pessoas de forma geral, o indicado é comer de um a três ovos por dia, buscando, sempre, intercalar as fontes proteicas.
Como incluir na dieta
Além de entender quanto de proteína tem um ovo, é importante saber a forma mais saudável de prepará-lo. Em comparação às demais formas, o ovo cozido tem menos calorias (aproximadamente 65,7 kcal por unidade) e não fornece gorduras ruins presentes na fritura, por exemplo. Entretanto, eles também podem ser mexidos (uma ótima opção para o café da manhã).
Dois grandes pontos positivos dos ovos são a praticidade e a versatilidade. Eles funcionam tanto como um pós-treino, quanto como um acompanhamento para café da manhã, almoço ou jantar.
Fonte: Vitat
|
|