Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Massa muscular dos idosos: como recuperar... 15/02/2024
Massa muscular dos idosos: como recuperar...

Massa muscular dos idosos: como recuperar a perda causada pelo tempo.

À medida que a população vem envelhecendo, a perda involuntária de massa muscular tem se tornado uma preocupação crescente.

De acordo com o fisiologista e professor dos cursos de Medicina, Educação Física e Enfermagem da Universidade Positivo, Ricardo Cunha, um dos principais fatores da redução de massa muscular está relacionado à questão hormonal.


Segundo ele, à medida que as pessoas envelhecem, ocorre uma condição conhecida como sarcopenia, que é a perda progressiva e involuntária de massa muscular, que geralmente começa a partir dos 25 anos e tende a se agravar com o tempo.

Existe também uma diferença entre homens e mulheres em relação à perda de massa muscular com o passar do tempo. De acordo com o fisiologista, o principal fator está relacionado ao hormônio masculino.

“Homens conseguem ter um processo de proteção devido à testosterona, que é naturalmente produzida em maior quantidade. As mulheres também produzem testosterona, mas em quantidades menores, e esse hormônio é muito importante para manter a massa muscular”, ele esclarece.

Além disso, outra questão que dificulta a manutenção de massa muscular pelas mulheres é a redução dos hormônios femininos progesterona e estrógeno com a chegada da menopausa.

No entanto, por meio de abordagens eficazes e orientação especializada, Cunha afirma que é possível combater esse processo e recuperar a força e a vitalidade muscular. "A musculação, com seus treinos focados em resistência e força, vem se destacando como uma poderosa aliada na recuperação da massa muscular", afirma o profissional.

Como recuperar a massa muscular dos idosos

Segundo Cunha, com um programa de treinamento bem estruturado, é possível alcançar resultados significativos em relação à massa muscular dos idosos, como:

Estímulos para o crescimento muscular

A resistência aplicada durante o treinamento de musculação desencadeia o crescimento e o reparo muscular, ajudando a combater a sarcopenia e contribuindo para um físico mais forte.

Manutenção da massa magra

Ao praticar a musculação regularmente, é possível manter a massa muscular conquistada e evitar a perda adicional ao longo dos anos.

Melhora da densidade óssea

Além de estimular o crescimento muscular, a musculação também tem efeitos positivos na saúde dos ossos, reduzindo o risco de osteoporose.

Programa de treinamento

É importante que os praticantes de musculação, especialmente aqueles que buscam recuperar a massa muscular perdida com o passar dos anos, tenham um programa de treinamento. "Isso permitirá que você alcance resultados de forma mais eficaz e segura, levando em consideração suas metas e necessidades individuais”, finaliza o especialista.

Fonte: Boa Forma
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet