Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Tomar leite todos os dias pode proteger o coração 28/07/2022
Tomar leite todos os dias pode proteger o coração

Você tem o costume de tomar um copo de leite todos os dias? Se sim, saiba que um novo estudo brasileiro mostrou que o hábito pode reduzir o risco de mortes por doenças cardiovasculares.

A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicada no periódico científico European Journal of Nutrition e reconhecida em uma premiação da American Heart Association.

Ela reflete resultados que já vinham sendo observados em outras investigações, por isso o reconhecimento.

Tomar leite todos os dias: como funcionou o estudo

Os especialistas usaram informações do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil), que acompanha cerca de 15 mil brasileiros de diferentes regiões com questionários e exames frequentes. Mas para essa análise específica, eles recortaram um grupo de 6,6 mil participantes que não tinham doenças cardíacas no início da coleta de dados.

O consumo de leite por parte dos entrevistados foi dividido em algumas categorias: laticínios totais (leite e seus derivados, do queijo ao sorvete), subgrupos com alto e baixo teor de gordura e somente leite.

Então, os pesquisadores estudaram o estado de saúde das pessoas ao longo de oito anos, focando nos óbitos por problemas no coração. E percebeu que aqueles que ingeriam mais laticínios totais (principalmente o leite de vaca) tinham um menor risco de morte por questões cardíacas.

O perigo foi 66% menor em quem tomava mais de 260ml (para homens) e 312ml (para mulheres) do líquido diariamente — o equivalente a um copo.

O estudo é observacional, ou seja, não estabelece relações de causa e efeito. Mas os autores do artigo tiveram o cuidado de excluir situações que poderiam afetar o resultado. Por exemplo, idade, prática (ou não) de atividade física, tabagismo e ingestão diária de vegetais.

O segredo está na moderação

Vale lembrar que, mesmo por ser fonte de proteínas e cálcio, o leite integral geralmente é rico em gordura saturada. E apesar de ser essencial para diversas funções do nosso organismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda limitar o consumo desse nutriente para cerca de 10% das calorias totais do dia.

Isso porque quando consumida em excesso, já foi comprovado que a gordura saturada pode elevar a chance de desenvolvimento de algumas condições crônicas.

Contudo, as conclusões do estudo em questão — e a própria Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) — apontam que não é interessante cortar totalmente o leite e seus derivados do cardápio. Com moderação e dentro de uma dieta balanceada, o alimento pode fazer mais bem do que mal para a saúde! O segredo? Contar com a ajuda de um profissional para a elaboração de um plano nutricional individualizado.

Fonte: Vitat
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet