Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Seu cérebro pode estar cansado, saiba como... 19/07/2022
Seu cérebro pode estar cansado, saiba como...

Seu cérebro pode estar cansado, saiba como se recuperar.

A sensação de esgotamento é bastante comum em rotinas agitadas, especialmente com muitas responsabilidades, o que nos faz pensar demais, sobrecarregando nossa mente e cérebro.

Com isso, o ócio e o descanso são essenciais para manter uma boa saúde física e mental.

O médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Fernando Gomes, revela os perigos de sobrecarregar a mente. “É comum ler por aí na maioria dos livros de autoajuda e orientações para eliminar os pensamentos negativos e aumentar os positivos.

Esse é um ótimo conselho, mas na prática, quando se usa demais o cérebro, positiva ou negativamente, ele pode ficar esgotado e então, dá-se o cenário perfeito para o fracasso mental, para o pensamento desordenado, confuso e desesperado”, explica.

Conforme o médico, ter o hábito de pensar em tudo ao mesmo tempo é sinônimo de não viver no presente. “A única maneira de parar de se identificar com todos os pensamentos é parar de segui-los descansando o cérebro para conseguir uma reprogramação mental essencial para o bom funcionamento das funções vitais”, adverte Dr. Fernando.

Como descansar o cérebro

O neurologista revela que o primeiro passo é se desligar da tecnologia. O especialista reforça que mesmo que pareça bem difícil, é necessário se forçar. Pesquisas recentes mostram que essa atitude realmente funciona, isso porque o alto volume de informações da tecnologia pode inibir o funcionamento de regiões cerebrais específicas, como o córtex pré-frontal.

É exatamente o córtex pré-frontal que determina no que prestamos atenção e transmite essa informação para regiões mais profundas do cérebro, como os gânglios da base e tálamo, que então fecham as barreiras para os estímulos concorrentes. Com isso surgem as distrações e o pensamento inoportuno.

“Quando o desligamento acontece, o cérebro abaixa a guarda e então diminui a barreira para estímulos concorrentes, permitindo o monitoramento do ambiente, o olhar para dentro de si mesmo e o tão importante descanso e cultivo do ócio”, justifica.

Conforme o especialista, a neurociência já mostrou que o ócio cerebral provocado pelo contato com ambientes naturais podem melhorar o humor e a memória, além de diminuir o estresse e as chances de desenvolver doenças como a depressão e a ansiedade.

Para “desligar” o cérebro, o neurocientista dá dicas importantes:

- Desligue os alertas de celular, deixe de acompanhar redes sociais, checar e-mails, mensagens e coloque o telefone no modo avião sempre que precisar descansar;

- Busque atividades que ajudem a distrair o pensamento, como regar uma planta, cozinhar ou ler um livro;

- Obrigue-se a experimentar a calma, a tranquilidade, o silêncio e respirar o ar puro;

- Não deixe para depois: comece hoje mesmo.

Fonte: Saúde em dia
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet