Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Quantas xícaras de café podemos tomar por dia? 28/10/2020
Quantas xícaras de café podemos tomar por dia?

Segunda bebida mais consumida do mundo – perdendo apenas para a água na lista das preferências líquidas da humanidade – o café, para os brasileiros, é de tal forma consumido que se tornou parte da própria identidade nacional: maior exportador de café arábico do mundo, o Brasil é o segundo país que mais consome a bebida no planeta, atrás somente dos EUA.

Estimativas sugerem que 97% dos brasileiros com mais de 15 anos consomem café diariamente – estudos sugerem que nossa população consome em média 3 a 4 xícaras por dia.

Mas se a importância da bebida para nossa economia e cultura é imensa, qual o impacto do consumo de café sobre nossa saúde? Mais: quantas xícaras podemos consumir diariamente sem preocupações?

Foi essa a pergunta respondida por Bianca Vilela em sua estreia como colunista na revista Ana Maria. Mestre em fisiologia pela Unifesp, Bianca desenvolve programas de saúde para grandes empresas em todo o país há anos, e partiu dessa experiência corporativa para responder à questão.

De cara a resposta é propositalmente incerta: depende. Ao analisar a produtividade profissional, a recomendação de Bianca é o consumo máximo de três xícaras diárias – em torno de 400 mg de cafeína em um dia. Tal quantia é medida para um adulto saudável, mas alguns detalhes podem ser determinantes para uma melhor experiência com a bebida.

Para uma gestante, por exemplo, a quantia diária recomendada cai pela metade: no máximo 200 mg por dia. Como o café pode anular a vitamina de alimentos e outras bebidas, é também recomendado que seu consumo se dê sempre passados ao menos 40 minutos da última refeição.

Da mesma forma, o café deve ser consumido puro, sem adição de açucares ou adoçantes, a fim de que seu efeito antioxidante possa se dar plenamente, e com isso reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais e doenças do coração.

E, para que a força energética do café não atrapalhe seu sono, depois das 16hs é melhor escolher o café descafeinado – lembrando que outras bebidas, como chás, energéticos, refrigerantes e chocolates também trazem cafeína. A coluna de Bianca Vilela pode ser lida na íntegra no site da revista Ana Maria.

Fonte: Hypeness
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet