Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Manteiga de karité: benefícios para pele e cabelo 09/09/2020
Manteiga de karité: benefícios para pele e cabelo

A manteiga de karité é uma gordura vegetal rica em ômega 3 e vitamina E. Possui capacidade emoliente (que dá mais flexibilidade à pele) e propriedades antioxidantes, que ajudam a hidratar a pele e cabelo.

Extraída do fruto de uma árvore africana (Carité), a manteiga de karité é um ingrediente de beleza muito versátil, pois pode ser usada tanto in natura quanto em cosméticos.

Benefícios para a pele

A vitamina E presente na manteiga de karité possui propriedades antioxidantes e umectantes, proporcionando hidratação e brilho para a pele. De acordo com a dermatologista Eloisa Zampieri, a manteiga de karité tem ação anti-inflamatória, acalmando as peles mais sensíveis e suscetíveis a eczemas e outros tipos de dermatites.

Além disso, essa gordura vegetal tão potente pode ser usada com intuito de prevenir o surgimento de estrias no corpo e até mesmo como coadjuvante no tratamento de estrias recentes - aquelas com cor avermelhada.

E os benefícios não param por aí. A dermatologista também indica a manteiga de karité em casos de queimaduras solares. "Ela é benéfica para a hidratação cutânea e redução da inflamação causada pelo excesso de sol na pele, trazendo alívio e conforto", explica a especialista Eloisa Zampieri.

A manteiga de karité pode ser aplicada sobre a pele na sua versão in natura ou por meio de formulações manipuladas. "Por conter uma boa quantidade de tocoferol (vitamina E), ela consegue atuar na prevenção do envelhecimento precoce, a fim de regenerar e dar firmeza para a pele. Indico usar também na área das unhas, cutículas e dos lábios, pois essas áreas também necessitam de hidratação", recomenda a cosmetóloga Heloisa Olivan.

Como usar na pele: Durante o dia ou à noite, basta aplicar a manteiga de karité pura sobre a palma da mão, esfregar com os dedos e aplicar diretamente no local ressecado da pele, massageando levemente a região.

Segundo a dermatologista Alessandra Romiti, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não são todos os tipos de pele que vão se beneficiar do uso da manteiga. "Costumo indicar para auxiliar no tratamento de peles ressecadas", afirma.

Benefícios para os cabelos

Já nos cabelos, a manteiga de karité se comporta como um revitalizante para os fios, proporcionando maciez e brilho.

Isso porque, ela é rica em ácidos graxos como o oleico, esteárico, palmítico e linoleico, além das vitaminas A e E, como já mencionado anteriormente. "A manteiga de karité devolve a quantidade de óleo ideal para os fios ressecados que perderam o viço", explica a cosmetóloga Heloisa Olivan, especialista Instituto Olivan.

É indicada quando os cabelos estão frágeis, secos e quebradiços. "Podemos realizar formulações manipuladas de condicionadores com a manteiga de karité ou ela pode ser usada pura diretamente nos fios", esclarece a dermatologista Eloisa. Confira três formas ensinadas pela médica de usar a manteiga de karité in natura nos fios.

Primeira opção: Após lavagem dos cabelos, retire o excesso de água com toalha e aplicar a manteiga de karité no comprimento dos fios, evitando a raiz. Deixar por 30 minutos (pode usar uma touca de banho). Na sequência, é só lavar os fios novamente.

Segunda opção: Colocar um pouco de manteiga de karité nas mãos e espalhar bem. Em seguida aplicar sobre os fios secos e não lavados, principalmente nas pontas e áreas mais danificadas. Deixar o tempo que desejar, e depois lavar como de rotina.

Terceira opção: Aplicar um pouco da manteiga sobre os cabelos antes de dormir e lavar pela manhã.

Manteiga de karité protege contra o sol?

Por conter substâncias antioxidantes em sua composição, muitos especulam que a manteiga de karité protege a pele contra o sol. Ela pode até auxiliar juntamente com o protetor solar a proteger a pele.

No entanto, a dermatologista Alessandra Romiti ressalta que somente a manteiga de karité na pele não tem poder de fotoproteção e não substitui o uso de protetor solar.

Dessa forma, é sempre indicado usar a manteiga de karité a fim de obter maior hidratação na cútis e sempre associar ao protetor solar para que a pele fique protegida dos raios ultravioleta, UVA, UVB e infravermelho.

Fonte: Minha Vida
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet