Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - 5 chás relaxantes que ajudam a acalmar e aliviar o estresse 24/04/2020
5 chás relaxantes que ajudam a acalmar e aliviar o estresse

Quando se trata de relaxar e acalmar a mente, muitas pessoas gostam de recorrer aos chás. E isso realmente faz todo o sentido! Existem diferentes tipos de plantas e ervas medicinais com propriedades tranquilizantes que podem ajudar muito em momentos de estresse.

Quer conhecer algumas? Aqui, nós fizemos uma lista de 5 chás relaxantes e nutritivos que ajudam a aliviar a ansiedade e a acalmar a mente. Confira!

1. Chá de camomila com hortelã

Caso o objetivo seja preparar um chá saboroso, nutritivo e altamente relaxante, a melhor dica é recorrer à mistura camomila + hortelã. As duas ervas são fontes de vitaminas A, do complexo B, atuam como antioxidantes e são ótimas para tratar problemas como estresse e ansiedade.

A hortelã, em especial, possui a substância mentol, que ajuda a acalmar a mente e relaxar os músculos. A camomila, por sua vez, é fonte de glicenia - substância que ajuda a tranquilizar e a tratar problemas de insônia e ansiedade. Interessante, né? Para preparar esse chá, você pode fazer uma infusão com folhas de hortelã e flores de camomila. Depois, é só passar o chá em uma peneira e prontinho!

2. Chá de lavanda

Você conhece bem os benefícios da lavanda? Além de ter um aroma agradável e uma cor lilás bem bonita, essa plantinha ajuda a tratar problemas como insônia, ansiedade, estresse e a aliviar dores de cabeça. Isso porque ela é fonte de propriedades tranquilizadoras, que ajudam a relaxar os músculos (aliviando a tensão) e a relaxar a mente. Por isso, é muito indicado preparar chá de lavanda em momentos de ansiedade e estresse - basta fazer uma infusão com as folhas da planta (em uma panela com água quente) e, depois, peneirar o chá antes de beber. Não tem erro!

3. Chá de valeriana

Apesar de não ser muito conhecida, a valeriana é uma das plantas mais indicadas para combater estresse, ataques de pânico e ansiedade. Isso porque ela possui propriedades sedativas, calmantes e alivia tensões musculares.

Também conhecida como erva-dos-gatos, ela pode ser usada para tratar enxaquecas e cólicas menstruais muito agudas - basta consumir o chá com certa frequência. Para preparar essa bebida, coloque raiz de valeriana em uma panela com água e ferva por cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber.

4. Chá de flor de maracujá

Quem nunca ouviu falar no potencial calmante do maracujá? Além do suco feito com a fruta - que muita gente já consome - a nossa sugestão é recorrer ao chá de flor de maracujá. Essa bebida é altamente relaxante, pois é rica em flavonoides e atua no nosso sistema nervoso, diminuindo o estresse, a ansiedade e relaxando os músculos. Para preparar esse chá, basta fazer uma infusão com as flores da planta de maracujá e depois coar. Bem simples, né?

5. Chá de alecrim

Muito usado para temperar carnes, risotos e massas, o alecrim é um tipo de erva aromática altamente nutritiva: fonte de vitaminas A, C, fibras, cálcio e potássio. Mas, o que muita gente não sabe, é que ele também rende receitas de bebidas relaxantes e digestivas.

O chá de alecrim atua no nosso sistema nervoso, atua como antidepressivo e ajuda a afastar sentimentos de estresse, ansiedade e cansaço. Interessante, né? Para preparar, ferva cerca de 1 litro de água, acrescente folhas de alecrim e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, é só coar e beber. Fica a dica!

Outras opções de chás relaxantes: erva-cidreira, capim-limão, tília, alfazema e erva-doce.

Fonte: Conquiste sua Vida
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet