Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Glúten faz mal? Veja o que é e saiba mais 09/04/2020
Glúten faz mal? Veja o que é e saiba mais

O glúten é uma proteína formada pela junção de outros dois compostos: glutenina e gliadina e é o responsável pela elasticidade das massas de panificação e alimentos.

Ele é parte proteica da composição de cereais como o trigo, centeio e cevada, mas pode ser encontrado também na aveia por conta da contaminação cruzada (contaminação pelo uso das mesmas máquinas onde passam os cereais com glúten).

Alimentos que contém glúten

Além dos ingredientes citados acima, o glúten é muito utilizado na área de tecnologia de alimentos, por dar uma ótima aparência e textura. Por isso, existem muitos outros alimentos que contém glúten. Confira abaixo:

- pães;
- bolos;
- barrinhas energéticas;
- massas;
- pizzas;
- bolos;
- tortas;
- biscoitos;
- ingredientes de alimentos processados no geral.

Glúten faz mal?

Segundo a nutricionista Camila Buitoni, o glúten só é prejudicial para quem tem a doença celíaca. Uma doença auto imune que é desenvolvida em pessoas com suscetíveis geneticamente.

"Aproximadamente 1% da população tem esse distúrbio. Nessas pessoas, a ingestão de glúten causa danos à parede do intestino delgado, impedindo a absorção dos nutrientes e até mesmo da água, além de levar a efeitos colaterais como: inchaço, dores abdominais, fadiga, diarreia, dor nas articulações e até anemia", afirma.

A nutricionista Juliana da Mata explica que a frequente utilização de avisos na rotulagem dos alimentos como "evite o glúten" para as pessoas com a intolerância criou também naquelas sem o distúrbio uma interpretação de que produtos com glúten seriam prejudiciais à saúde.

Segundo ela, a indústria de alimentos desenvolve marketing embasando-se nesse nicho de pessoas que não podem comer o glúten mesmo em alimentos que já não possuem esse composto de proteína, como batata frita, pipocas, castanhas, passando a falsa impressão de que produtos sem glúten têm maior qualidade nutritiva.

"Fiquem espertos com a propaganda de produtos ditos sem glúten. Alimentos industrializados sem o glúten, além de possuírem o valor de mercado bem mais alto, costumam conter alta densidade calórica (com maior quantidade de carboidratos e gorduras e menor quantidade de proteínas) e muito sódio", alerta ela.

O glúten engorda?

Embora seja constantemente acusado de provocar o aumento do peso, a consultora nutricional da linha Cuida Bem, Bruna Pavão, afirma que não existem estudos conclusivos de que o glúten engorde.

"O glúten não possui nenhuma caloria. Porém, os alimentos que contém glúten são mais calóricos, fontes de carboidratos e de gordura, presentes nos industrializados. Mas, devemos ressaltar que existem alimentos com glúten que são saudáveis, ou seja, o que engorda é o alimento de alta porção calórica e conservantes", explica Camila Buitoni.

Benefícios do glúten

A nutricionista Juliana afirma que estudos científicos já constataram que pessoas que consomem glúten no seu dia-a-dia estão sujeitas a um menor fator de risco para o desenvolvimento do diabetes, doenças do coração e até mesmo doenças intestinais, quando comparadas ao grupo de pessoas que retiraram o glúten da sua rotina alimentar.

Ela aponta que o grande erro das pessoas que retiram o glúten da dieta é optar por alimentos processados ou ultraprocessados, com a indicação no rótulo de que são isentos de glúten.

"Pesquisas realizadas para analisar a composição nutricional de alimentos isentos de glúten demonstram que esses alimentos possuem maior teor de gorduras saturadas, mais sal, maior quantidade de carboidratos e também grande densidade calórica", explica.

Fonte: Minha Vida
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet