Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Exercícios contra a osteoporose 01/11/2019
Exercícios contra a osteoporose

Seja em qualquer idade, o exercício físico é essencial para a manutenção de ossos saudáveis. Se você já se exercitou regularmente quando era criança, jovem mesmo já adulto, provavelmente contribuiu bastante para fortalecer a sua estrutura óssea, o que em geral pode ser feito até os 35 anos.

Agora, se você continuou a se exercitar na meia-idade, você provavelmente ajudou a reduzir o risco de desenvolver a osteoporose.

A osteoporose é uma doença óssea metabólica que afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa, resultando em efeitos devastadores no corpo da pessoa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a osteoporose como uma doença esquelética, caracterizada por redução da massa óssea e com alterações da microarquitetura do tecido ósseo, o que leva a uma diminuição da resistência óssea e aumento da suscetibilidade a fraturas.

Existem exercícios contra a osteoporose?

Embora as pessoas com osteoporose acreditem que os exercícios físicos aumentam o risco de lesões, como a fratura de ossos, a realidade é exatamente o oposto. Um programa de exercício regular, devidamente desenvolvido e acompanhado por um fisioterapeuta pode realmente ajudar a prevenir as quedas.

Isso porque o exercício fortalece os ossos e músculos, melhora o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade, o que é especialmente importante para os adultos e idosos que foram diagnosticados com a doença.

É importante lembrar que nunca é tarde para começar um programa de exercícios contra a osteoporose, com o objetivo de manter a estrutura óssea saudável, mesmo se você já tenha sido diagnosticado ou está em alto risco de desenvolver a doença.

Tratamento, fisioterapia e exercícios contra a osteoporose

Se você tem osteoporose ou está em fase de desenvolvimento da doença, seu medico deverá te encaminhar para a fisioterapia, para possa definir quais são os exercícios de fortalecimento mais adequados ao seu caso.

Estudos feitos em mulheres na pós-menopausa apontam que o aeróbico, exercício de treinamento e levantamento de peso podem aumentar a densidade mineral óssea na coluna. Já um programa simples caminhada pode aumentar a densidade mineral óssea na coluna e quadril.

Dieta: associado aos exercícios contra a osteoporose, o medico também deve interferir na alimentação do paciente. Serão incluídas uma suplementação de cálcio e de vitamina D, além do aumento da ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e queijo.

Conheça alguns exercícios para tratar prevenir a osteoporose

Caminhada: indicado um trajeto de 50 minutos de 3 a 5 vezes por semana, para garantir o condicionamento cardiorrespiratório e manter a musculatura e a circulação ativa;

Fortalecimento muscular: com o levantamento de peso, que faz você trabalhar contra a gravidade podendo ser feito em pé, sentado, ou mesmo de bruços;

Atividades sem impacto: são indicados também treinos de equilíbrio e exercícios para a postura, pois eles aumentam a força muscular e diminui o risco de quedas e de fraturas;

Pilates e RPG: podem contribuir, mas desde que sejam feitos sem intensidade.

É importante lembrar que, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é importante se submeter a um exame clínico completo para determinar quais atividades são seguras para você.

Cada protocolo de exercícios deverá ser adaptado especificamente para o paciente com base em uma avaliação clínica, levando sempre em considerações se o paciente apresente alguma outra condição crônica que pode afetar no desempenho dos exercícios contra a osteoporose, como por exemplo a obesidade, pressão alta, doenças cardíacas, entre outras.

Fonte: Fortíssima
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet