Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Cuidados com a gripe na gravidez 25/10/2019
Cuidados com a gripe na gravidez

Basta um espirro em um ônibus lotado para que o vírus da gripe se espalhe entre muitas pessoas. Quem estiver com a imunidade abalada pode desenvolver aqueles sintomas mais conhecidos: coriza, congestão nasal, febre e dor no corpo.

Na gravidez, porém, a gripe apresenta os mesmos sintomas, mas eles podem ser mais intensos.

A gripe é uma doença viral que todo mundo já teve na vida. No entanto, durante a gestação, a chance de desenvolver complicações é maior. Por isso, o ideal é que as grávidas tomem a vacina da gripe, já que fazem parte do grupo de risco.

Apesar de o risco de desdobramentos graves ser maior, a grávida que tem gripe pode manter a preocupação no tratamento dos sintomas, que pode ser feito com soluções caseiras. Confira:

Remédios caseiros para gripe na gravidez

Para aliviar a coriza e a congestão nasal, o obstetra Renato Sá, que é coordenador Geral do Centro de Diagnóstico da Perinatal, recomenda lavar as narinas com soro fisiológico e solução hipertônica em forma de spray.

Já para o desconforto na garganta, além do gargarejo com água e sal, alguns chás podem ajudar. "Todos aqueles à base de mel, limão e gengibre são opções caseiras boas. As demais precisam ser avaliadas caso a caso", explica o médico.

O mel possui ação microbiana, então ajuda a aliviar a dor. Já o limão é um anti-inflamatório natural e, por ser rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e combate os sintomas de cansaço e fadiga. Por último, o gengibre é um potente anti-inflamatório. Veja outros remédios caseiros para dor de garganta.

Caso você queira tomar outros chás para aquecer o corpo, é importante saber que existem alguns que NÃO devem ser ingeridos por gestantes. Entre eles, estão:

- Chá de boldo;
- Chá verde;
- Chá de canela;
- Chá de hortelã;
- Chá preto;
- Chá de hibisco.

Quando procurar um médico

A inflamação da garganta deve ser tratada com gargarejos. No entanto, se incomodar demais, é hora de conversar com o médico. "É preciso que o profissional examine a paciente para avaliar a presença de pus e a necessidade de antibiótico", explicou Renato.

O mesmo vale para a febre. O médico que está fazendo o pré-natal deve avaliar a prescrição de remédios antitérmicos caso a caso, já que cada gestante tem suas peculiaridades. Por isso, converse com o profissional que acompanha sua gestação para saber quais remédios estão liberados para compor seu kit de emergência.

Quando a gripe se agrava

Caso a gripe nas grávidas se agrave, o feto também pode sofrer. "Se a mãe evoluir para um quadro grave, com insuficiência respiratória, pode acometer o feto pela dificuldade de oxigena-lo adequadamente", explica Renato.

Os sinais de que a gripe em grávidas ultrapassou o comum são:

- Febre alta;
- Cansaço;
- Falta de ar
- Taquicardia.

Fonte: Minha Vida
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet