Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - 4 dicas para incluir proteínas em todas... 22/02/2024
4 dicas para incluir proteínas em todas...

4 dicas para incluir proteínas em todas as refeições.

Incluir proteínas na alimentação do dia a dia é algo fundamental para manter o bom funcionamento do corpo, uma vez que elas desempenham uma função construtora e regeneradora.

De acordo com Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo, estes alimentos fazem parte da composição de todas as células e tecidos: formam músculos, esqueleto, pele, cabelos e unhas.

“As proteínas são constituintes básicas de órgãos como coração, pulmão, rins e também do sangue. Além disso, repõem o desgaste natural dos tecidos e formam substâncias vitais para funcionamento e defesa do organismo, como hormônios, enzimas, neurotransmissores e anticorpos”, explica ela.

Hoje, contudo, a correria do dia a dia faz com que muitas pessoas não consumam a quantidade recomendada de proteínas, ingerindo-as em excesso ou em falta – o que, segundo a profissional, pode provocar fraqueza muscular, queda de cabelo, alterações na pele, problemas imunológicos, aumento de peso e até mesmo doenças cardiovasculares.

“O indicado é que o consumo de proteínas seja fracionado ao longo do seu dia, e não concentrado em apenas uma ou duas refeições. Dessa forma, o corpo consegue sintetizar as substâncias de forma mais equilibrada.”

Pensando nisso, Liz elaborou quatro dicas para incluir proteínas em todas as refeições de forma balanceada e prática.

Como incluir proteínas em todas as refeições

Fontes diferenciadas

“O corpo humano pode obter proteínas a partir de fontes vegetais, como feijões, amendoim, soja, castanhas, espinafre, brócolis, chia, linhaça, aveia, lentilha e por fontes animais, como leite, carnes, ovos, iogurte e queijo. Variar o cardápio com opções criativas pode ajudar a incluir proteínas desde as principais refeições, até o lanchinho na hora da correria”, orienta a nutricionista. Como exemplo, ela cita:

- No café da manhã, ovos com queijo e sementes;

- Nos lanches, iogurtes com castanhas ou granolas saudáveis;

- No almoço e jantar, carnes com cereais e leguminosas.

Planejamento

Planejar com antecedência as refeições é fundamental para o sucesso da alimentação e evita que você fique “comendo qualquer coisa” ou até deixar de comer, o que também não é o ideal.

Praticidade

“Sabemos que hoje em dia a maioria das pessoas vive uma rotina intensa, então ter opções que facilitam ajuda bastante, como os iogurtes e shakes proteicos, produtos cujo segmentos continuam a crescer”, indica a profissional.

Neste caso, ela diz que é interessante optar por marcas que se preocupem com os ingredientes de boa qualidade e que auxiliem no bem-estar.

Apoio profissional

Fazer uma dieta por conta própria não é a melhor solução para ter resultados satisfatórios.

“Procure um nutricionista para te orientar, calcular as suas necessidades individuais de acordo com o seu organismo e objetivos. Ter uma dieta pré-estabelecida e um acompanhamento constante ajuda a manter a rotina de alimentação e conquistar o bem-estar”, finaliza Liz.

Fonte: Boa Forma
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet