Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Sedentarismo pode causar falta de ar 23/01/2024
Sedentarismo pode causar falta de ar

Resumidamente, sedentarismo caracteriza-se pela redução ou falta de exercícios físicos, o que causa o gasto calórico reduzido para uma pessoa.

Sujeito para ser sedentário precisa gastar menos de 2.200 calorias por semana. Esse assunto está em constante atualização, ou seja, desperta dúvidas para maioria, exemplo: sedentarismo causa falta de ar?

Sedentarismo influencia na falta de ar

“O sedentarismo é uma das principais causas da falta de ar na hora de praticar atividades físicas. Acaba não utilizando a sua capacidade pulmonar total quando alguém é sedentário. Então, áreas do pulmão não recebem tanto oxigênio, não ventila tanto e os músculos responsáveis pela musculação acabam ficando mais fracos.

Quando a pessoa quer fazer o esforço maior no dia a dia vem a falta de ar justamente mostrando, que o corpo não está preparado para fazer essas atividades físicas”, respondeu a clínica médica dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat Dra. Larissa Hermann.

Perguntada na sequência sobre os “sinais diários” da falta de ar, a doutora Larissa pontuou que pode acontecer até com os esforços mínimos, como na hora do banho, de caminhar uma quadra em um terreno reto e no momento de repouso. Se a falta de ar acontece por outro sintoma, exemplos: suador, dor no peito e sensação do coração acelerado, também precisa de avaliação.

“Deve ser procurado um médico justamente para avaliar se é essa falta de ar é só da falta de condicionamento físico ou se tem algum problema no coração, pulmão e na circulação por trás dessa falta de ar”, adverte Hermann.

Cenário nacional e internacional do sedentarismo

A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou em 2018 que 47% dos brasileiros pertencem ao grupo de pessoas fisicamente inativas. Esse índice deixou o país como “campeão” do sedentarismo na América Latina e em quinto lugar no ranking mundial. Outro acréscimo dessa entidade é que entre o público jovem essa porcentagem aumenta para 84%.

A OMS também antecipou que 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas desde que população global fosse mais ativa fisicamente. A estimativa publicada no periódico “The Lancet” no ano de 2016 apontou que a inatividade física custa para economia global 68 bilhões de dólares a cada ano.

Considerações finais

“Eu considero que o indivíduo saiu do sedentarismo quando ele consegue fazer as suas caminhadas regulares, com uma boa distância sem perder o fôlego e quando a sua disposição para exercícios e tarefas normais melhores. Não dá para firmar um tempo, mas nós vamos saber que ele está melhor quando a sua disposição estiver no máximo. Aí saiu do sedentarismo”, comentou o cirurgião vascular Dr. Márcio Steinburch.

“Sair do sedentarismo não vai acontecer da noite para o dia. Vai ser uma ‘caminhada longa’. Não dá para começar um dia e sair enlouquecido fazendo todas as atividades físicas. O importante é começar devagar”, encerrou a Dra. Larissa Hermann.

Fonte: MSN
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet