Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Musculação é a atividade física mais importante... 15/01/2024
Musculação é a atividade física mais importante...

Musculação é a atividade física mais importante para envelhecer bem.

Um especialista em fisiatria e reumatologia é categórico: a musculação é reconhecida como a atividade principal para quem quer envelhecer bem e saudável. Adotar uma série de exercícios físicos específicos é essencial para ser um idoso com qualidade de vida.

“A musculação é reconhecida como a atividade mais importante para quem está envelhecendo”, ressaltou o médico fisiatra e reumatologista José Maria Santarem, que criou um instituto de atividades físicas voltado para a Terceira Idade, em Salvador (Bahia).

O médico recomenda os chamados exercícios físicos resistidos, que estimulam o organismo e não oferecem risco de impactos ou torções, sob a supervisão de profissionais.

Melhor exercício do mundo

Em um vídeo curto, o médico recomenda a prática do que chama a “atividade física mais importante da vida”, para se preparar para uma velhice segura.

“A musculação é um exercício para quem está envelhecendo para chegar na velhice em boas condições. A musculação atua nos músculos, nas articulações, nos ossos e de uma forma muito segura, mesmo para quem tem limitações.”

O processo de envelhecimento se caracteriza pela progressão degenerativa do organismo, que fragiliza os órgãos e a perdas funcionais.

Os primeiros sinais aparecem geralmente no aparelho motor, indicando dificuldades para caminhar, movimentar, levantar, sentar e assim por diante.

Atividades resistidas

O médico José Santarem recomenda a chamada musculação terapêutica com a prática de exercícios adaptados conforme as necessidades de cada um, respeitando limitações e necessidades.

Em geral, as queixas mais comuns são dores corporais.
A mais frequente envolve as dores em articulações e em coluna vertebral em decorrência de desgastes das estruturas do aparelho locomotor.

Os desgastes são conhecidos como processos degenerativos e afetam as cartilagens, tendões, ligamentos e músculos.

Há, ainda, o desgaste dos ossos causado por osteopenia e osteoporose, embora não provoque dores, gera riscos de fraturas.

Benefícios da atividade física para os idosos

A prática de exercícios físicos, segundo o Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF), gera uma série de benefícios à saúde do idoso.

Observe:

- Prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares;

- Auxílio no controle da diabetes e artrites, entre outras doenças;

- Fortalecimento muscular;

- Manutenção da densidade óssea;

- Bem-estar físico e mental;

- Melhora do equilíbrio e a coordenação motora;

- Melhora a flexibilidade e a força.

Fonte: MSN
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet