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Notícia - O que é Goji berry: 8 benefícios e como consumir 13/05/2022
O que é Goji berry: 8 benefícios e como consumir

A Goji berry, também chamada bagas goji, é o fruto das plantas nativas da Ásia chamadas Lycium chinense e Lycium barbarum, sendo considerado atualmente um superalimento, pois possui diversos compostos bioativos que se distinguem pelo seu elevado poder antioxidante, como por exemplo os carotenoides e a vitamina C.

Além disso, é uma excelente fonte de fibras, gorduras monoinsaturadas, vitaminas B1, B2 e B3, assim como minerais como o cobre, magnésio, manganês e selênio e, por isso, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, evitar o surgimento de doenças crônicas e prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

Esse fruto pode ser consumido fresco, desidratado ou em forma de cápsulas, podendo ser comprado em supermercados lojas de produtos naturais e lojas online.

Os principais benefícios das bagas goji são:

1. Proteger a visão e a pele

As bagas goji são ricas em carotenoides, principalmente a zeaxantina e betacarotenos, sendo esse último um precursor da vitamina A, que ajudam a manter a saúde ocular e a prevenir o surgimento de retinopatias, degeneração macular e cataratas. Além disso, também contém polissacarídeos e proteoglicanos que exercem um efeito neuroprotetor ocular.

Esse fruto também pode exercer um efeito protetor contra os raios UV, ajudando a cuidar da pele quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol.

2. Fortalecer o sistema imune

Devido ao fato de serem ricas em vitamina C e selênio, o consumo de bagas goji pode ajudar a aumentar as defesas do corpo e reduzir a inflamação no organismo devido a sua propriedade antioxidante, estimulando as células do sistema imune e prevenindo o surgimento de doenças como gripe e resfriados.

3. Diminuir o colesterol

Devido ao seu efeito antioxidante e à quantidade de fibras e de selênio, o consumo de bagas goji pode ajudar a diminuir o colesterol mau, o LDL, e aumentar o colesterol bom, o HDL, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, infarto e AVC.

4. Favorecer a perda de peso

A goji berry possui poucas calorias e ajuda a melhora a digestão, aumentando a sensação de saciedade devido às fibras que contém. Além disso, também possuem vitaminas do complexo B, que são micronutrientes importantes para o bom funcionamento do metabolismo e para obter energia dos alimentos.

5. Prevenir o câncer

Alguns estudos demonstraram que os componentes bioativos da goji berry inibem o crescimento tumoral e evitam a proliferação das células cancerígenas. Além disso, também evitam o dano das células causados pelos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de outras doenças crônicas.

6. Melhora o humor e reduz o estresse

Por conter vitamina B6, o consumo de bagas goji pode ajudar a aumentar a produção de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a sensação de estresse e ansiedade e melhorando o humor, pois esta vitamina atua como enzima na conversão do aminoácido triptofano em serotonina.

7. Prevenir o envelhecimento precoce

O consumo regular de goji berry ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele, pois é rico em vitamina C, um micronutriente que favorece a formação de colágeno e ajuda a dar firmeza e elasticidade à pele, evitando a formação de rugas e linhas de expressão.

Além disso, também possui betacarotenos, polifenóis e outros antioxidantes que produzem um efeito protetor na pele contra os raios ultravioletas (UV) do sol, evitando a formação de manchas.

8. Regular o açúcar no sangue

Alguns estudos indicam que a diabetes está relacionada com o estresse oxidativo, um processo que ocorre no organismo por um excesso de radicais livres que fazem com que as células oxidem e tenham suas funções afetadas.

Por isso, acredita-se que a atividade antioxidante das bagas goji poderia ajudar a regular o açúcar no sangue e prevenir a diabetes, pois inibe a atividade dos radicais livres e, por sua vez, diminui o estresse oxidativo.

Como consumir

Para obter os benefícios, deve-se consumir 2 colheres de bagas de goji desidratas por dia, 120 mL de suco ou 2 a 3 cápsulas diariamente, a quantidade de cápsulas, porém, pode variar dependendo da concentração do suplemento, sendo importante ler o rótulo do fabricante antes de consumir.

Além disso, as bagas goji podem ser consumidas no lanche ou serem incorporadas em iogurtes, sucos, granolas, sopas e vitaminas.

As bagas de goji são perigosas?

A recomendação é que a goji berry seja consumida com moderação, isso porque foi verificado que esse fruto pode causar alergia ou reação anafilática em pessoas sensíveis aos seus componentes. Por isso, caso a pessoa apresente qualquer sinal ou sintoma de alergia, deve deixar de consumir esse alimento. Além disso, as bagas goji podem interagir com alguns medicamentos, como os anticoagulantes e hipoglicemiantes.

Quando não comer goji berry

A goji berry não deve ser consumida por pessoas que encontram-se em tratamento com medicamentos para a diabetes, hipertensão ou que façam uso de anticoagulantes, como a varfarina e a aspirina.

Além disso, foi verificado que essa fruta também pode interagir com antibióticos, antifúngicos, antidepressivos, antivirais, medicamentos contra o câncer, osteoporose, hipolipemiantes e medicamentos para controle hormonal.

Por isso, caso a pessoa sofra com a alguma dessas doenças ou faz uso de alguns dos medicamentos, deve consultar o médico antes de consumir a fruta, seja na forma de suplemento ou fresca.

Fonte: Tua Saúde
 
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