Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Ovo melhora a visão? Conheça os benefícios... 10/02/2022
Ovo melhora a visão? Conheça os benefícios...

Ovo melhora a visão? Conheça os benefícios da proteína.

A alimentação, sem dúvida, está diretamente ligada à manutenção da saúde. Sendo assim, as escolhas alimentares podem trazer benefícios e malefícios em diversos aspectos e em diferentes ciclos da vida das pessoas.

Com a saúde ocular não é diferente. Você sabia, por exemplo, que o ovo melhora a visão? Confira!

Os benefícios do ovo

O ovo é uma excelente fonte de nutrientes, pois contém proteína de alto valor biológico. Por isso, fornece todos os aminoácidos essenciais, além de vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro) e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

Confira outros benefícios:

Ajuda no desenvolvimento muscular: essa vantagem é atribuída ao alto teor de albumina, um tipo de proteína encontrado principalmente na clara do ovo, cuja biodisponibilidade é alta;

Protege a saúde cardiovascular: o ômega-3 ajuda a manter as funções do coração saudáveis por meio do controle do colesterol no sangue. Da mesma forma, a colina, outra substância encontrada no alimento, que pertence ao complexo B de vitaminas, ajuda a quebrar a homocisteína, um componente associado a doenças cardíacas;

Ajuda a controlar a fome: o motivo são as proteínas que garantem maior tempo de saciedade após a refeição;

Melhora a memória e a integridade do sistema nervoso: as vitaminas do tipo B, em especial a B12, atuam diretamente nas sinapses do sistema nervoso, na manutenção dos neurônios e na reparação do DNA. Para gestantes, é um alimento essencial, que age na formação das funções cerebrais e do sistema nervoso do bebê.

Mas afinal, comer ovo melhora a visão?

E quando se pensa em saúde ocular, muita gente se pergunta: o ovo melhora a visão? Segundo Milena Cornacini, nutricionista clínica, esportiva e ortomolecular, os benefícios dessa proteína para a saúde ocular ocorrem por conta dos nutrientes denominados de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina.

Com funções antioxidantes, eles são pigmentos amarelos que se localizam na mácula, região central da retina dos olhos. Por isso, também são chamados de pigmentos maculares.

“Os pigmentos maculares atuam como um filtro que protege a mácula, pois reduz a quantidade de luz de comprimento de onda curta, além de neutralizar espécies reativas de oxigênio liberadas tanto por dano luminoso como pelo metabolismo retiniano interno”, explica a nutricionista.

Porém, nosso organismo não sintetiza estes pigmentos. Por isso, precisamos obtê-los através da alimentação ou suplementação, sendo a gema do ovo uma potente fonte alimentar contra a degeneração das células e redução da acuidade visual. Isso porque reduz, inclusive, os riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata.

Dê preferência ao ovo cozido ou frito

De acordo com a Dra. Milena, atualmente, não há pesquisas suficientes para indicar um nível ou quantidade ideal exato de ingestão de luteína e zeaxantina para proteção contra doenças oculares.

No entanto, estudos já realizados indicam que o consumo de 1 a 4 ovos por dia é capaz de promover e garantir a saúde ocular, pois aumenta os níveis de carotenoides no sangue e a densidade óptica do pigmento macular. Entretanto, para potencializar os efeitos benéficos dos ovos, é importante considerar a técnica dietética aplicada durante seu processamento e consumo.

De acordo com as pesquisas, dentre as três formas de preparo, os ovos mexidos apresentaram menores teores de luteína e zeaxantina se comparados aos ovos cozidos ou fritos. Dessa forma, os cozidos ainda são superiores aos fritos em relação aos níveis de ambos os compostos, com a vantagem de não conterem gorduras trans.

Por fim, é fundamental buscar orientação de um nutricionista para obter uma prescrição personalizada, visando as necessidades nutricionais individuais.

Ovo melhora a visão e evita cataratas

A catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. É a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 45 milhões de cegos no mundo, dos quais 40% são devidos à catarata.

As cataratas podem ser classificadas em congênitas, de aparecimento precoce ou tardio, e aquelas adquiridas, onde são incluídas todas as demais formas da doença, inclusive a catarata relacionada à idade. O principal sintoma da catarata é a diminuição progressiva da visão, para longe e para perto, que não melhora com a correção refracional adequada.

Já a degeneração macular da retina provoca uma perda progressiva da visão. O indivíduo enxerga linhas tortas e pontos escuros. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das doenças mais comuns relacionadas a visão.

A boa notícia é que as evidências encontradas até o momento sugerem uma associação significativa entre a ingestão de luteína e zeaxantina e redução de risco para DMRI avançada.

Fonte: Vitat
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet