Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Shiatsu: conheça os benefícios dessa técnica 10/02/2022
Shiatsu: conheça os benefícios dessa técnica

A massagem shiatsu é um método terapêutico de origem japonesa que ajuda a relaxar tanto o corpo quanto a mente, sendo ótima para amenizar os sintomas de estresse do dia a dia.

A técnica consiste basicamente em pressionar pontos específicos para aliviar a tensão do corpo - "shi" significa dedos e "atsu" pressão - e deve ser feita por um terapeuta especializado.

Quer saber como funciona o shiatsu e quais benefícios ele traz para a saúde? É só continuar lendo!

Shiatsu: o que é e como surgiu a técnica

Inventada entre o final do século XIX e início do século XX, a técnica shiatsu surgiu como um tipo de terapia corporal visando o relaxamento profundo e também a melhora da postura corporal. Embora tenha sido criada no Japão, a massagem foi passando por pequenas mudanças ao ser introduzida em outros países. No entanto, a técnica básica segue sendo a mesma: pressionar pontos específicos do corpo para aliviar o estresse.

Como é feita a massagem shiatsu?

O shiatsu deve ser realizado por um terapeuta de preferência em um ambiente profissional. Durante a massagem, a pessoa fica deitada e, então, o terapeuta pressiona alguns pontos do corpo usando as palmas das mãos, dedos, cotovelos e até joelhos, fazendo movimentos para melhorar a postura e aliviar a tensão muscular.

Essa técnica pode ser feita (ou não) com óleos essenciais - que também funcionam como um tipo de aromaterapia - e pode ser aplicada em diferentes partes do corpo: nas costas, pernas, braços, cabeça, pés e qualquer área a ser tratada.

Quais os benefícios do shiatsu?

Ao fazer sessões de shiatsu, é possível tratar dores e diferentes problemas corporais e mentais. Confira as principais vantagens de adotar a prática à sua rotina:

- Massagem shiatsu alivia nós e tensões musculares.

- Ajuda a relaxar o corpo e a mente, trazendo uma maior sensação de bem-estar.

- É uma técnica que promete reequilibrar o fluxo energético do corpo.

- Melhora a circulação sanguínea, sendo ótima para quem tem varizes ou hipertensão, por exemplo.

- É útil para aliviar dores de cabeça e processos inflamatórios, como a tendinite.

- Ajuda no tratamento de problemas respiratórios, como asma, bronquite e sinusite.

Shiatsu deve ser conciliado com uma boa alimentação e hábitos saudáveis

Conciliar a massagem shiatsu com hábitos saudáveis - como beber bastante água, consumir alimentos naturais e se exercitar regularmente - é o segredo para garantir bem-estar e evitar uma série de doenças. Por isso, além de recorrer a essa técnica terapêutica, é indispensável que o indivíduo adote mudanças que ajudem a equilibrar o corpo e a mente.

Para começar, regular a rotina de sono é importante para evitar desequilíbrios hormonais e dores musculares. Para um adulto, por exemplo, o ideal é dormir no mínimo 7 horas por noite. Outra dica importante, que tende a potencializar os resultados do shiatsu, é fazer alongamentos, exercícios de meditação e respiração sempre que possível.

A alimentação, por sua vez, influencia no funcionamento do organismo como um todo e precisa ser feita de forma balanceada - o ideal é consumir bastante legumes, verduras, frutas, leguminosas, oleaginosas, carnes magras (menos gordurosas) e lembrar de beber bastante líquido diariamente.

Ao combinar esse estilo de vida saudável com o shiatsu, é possível tratar doenças, amenizar dores, sintomas de estresse, ansiedade e viver de forma muito positiva.

Fonte: Conquiste sua Vida
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet