Documento sem título
 
 
   
     
 
 
 
Notícias e Dicas
 
Notícia - Ordem dos exercícios: é importante variar 19/07/2021
Ordem dos exercícios: é importante variar

Ellen chegou à academia para fazer seu treino. Quando foi realizar seu primeiro exercício, ela viu que o aparelho estava ocupado e pediu para revezar. A outra aluna não gostou muito – muitos alunos não gostam de revezar o aparelho –, então Ellen ficou um tempo parada esperando a aluna terminar.

Fui até ela e lhe expliquei que poderia ter aproveitado a oportunidade para fazer o programa em outra ordem, começando com o segundo exercício, por exemplo. Ela me disse que achava que sempre deveria seguir a ordem dos exercícios. Foi necessário então conversarmos um pouco sobre o assunto.

Qual a melhor ordem de exercícios para praticar?

Normalmente há uma consideração importante sobre a ordem dos exercícios de musculação: primeiro devem ser realizados os exercícios que exigem mais da musculatura e irão provocar maior exigência do organismo para em seguida serem feitos aqueles que irão exigir menos da musculatura.

O exercício de puxada no pulley, por exemplo, é um dos melhores exercícios para os músculos das costas. Isso porque ele recruta muitos músculos das costas, além do bíceps e músculos dos ombros; enquanto que um exercício para o bíceps irá recrutar apenas o bíceps. Isso faz com que a exigência muscular e esforço do organismo seja muito maior na puxada no pulley do que um exercício para o bíceps.

Além disso, existem os músculos acessórios que, como o próprio nome diz, auxiliam em muitos movimentos. Como exemplo podemos pensar no supino reto com barra. Os tríceps são músculos acessórios, pois auxiliam o peitoral (músculo mais trabalhado no supino reto com barra) e se forem realizados exercícios para esses músculos antes do supino reto, o rendimento será comprometido.

Ou seja, primeiro devem ser realizados os exercícios que trabalham/recrutam muitos músculos, geram maior exigência de força e maior esforço do organismo.

Nesse contexto, Ellen poderia ter começado seu programa com outros exercícios, desde que considerasse os aspectos mencionados acima.

É importante variar

Mesmo que o aparelho não esteja ocupado, é importante variar a ordem do programa para que determinados músculos cheguem “descansados” e possam se desenvolver de forma que não ocorra desequilíbrio muscular. Em termos práticos, é importante a pessoa começar pela flexão ao invés do supino reto com barra, leg press ao invés do agachamento, remada ao invés da puxada e muitas outras situações. Se a pessoa sempre começa com os mesmos exercícios, os benefícios de alguns outros podem ser reduzidos. Isso acontece porque a musculatura estará cansada e as execuções poderão sofrer queda na qualidade.

No caso de Ellen, seu programa era composto por agachamento na máquina, leg press, agachamento com halteres, cadeira extensora e flexão de quadril com caneleira. O que lhe sugeri foi que, em alguns dias, começasse pelo agachamento com halteres e em seguida fizesse o leg press, agachamento na máquina e assim por diante. Ou seja, era necessário que ela alternasse a ordem desde que seguisse as recomendações previamente citadas.

É uma cena muito comum na academia: a pessoa chega para treinar e fica perdida quando o aparelho está ocupado. Nesse caso, pedir para revezar não é a única opção. Alternar a ordem dos exercícios é importante e pode aprimorar o rendimento, gerando mais adaptações no organismo como também no corpo.

Fonte: Seleções
 
Fale com o Farmacêutico
Tire suas dúvidas sobre este medicamento.
 
Solicite um Orçamento
Utilize nosso serviço de orçamento online.
 
Atenção
Não use medicamento sem orientação médica.
 
Documento sem título
 
   
 
 
 
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet